O ministro da Cultura, Pedro Roseta, inaugurou ontem, em Vila Real, o Centro Interpretativo do santuário romano de Panóias, onde anunciou que o Governo aprovou uma resolução que permite a compra da Casa da Companhia, em Peso da Régua, onde ficará sediado o Museu do Douro.

A abertura do Centro Interpretativo do santuário romano de Panóias (um dos maiores da Península Ibérica) ocorreu na data em que se comemorou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no qual o ministro aproveitou para recomendar a todos que continuem a procurar e a visitar os monumentos. O santuário, que remonta a finais do século II e início do século III d.C, está classificado como monumento nacional desde 1910 e pertence ao Instituto Português do Património Arquitectónico.

No âmbito da preservação, valorização e requalificação deste projecto - que teve um investimento de 200 mil euros - foi recuperado um conjunto de casas existentes no recinto, onde funcionarão uma recepção com loja, um espaço de exposição e de leitura, sala de acolhimento com 25 lugares sentados e gabinete de trabalho. Relativamente à compra da Casa da Companhia (pertencente à Real Companhia Velha), o Governo vai gastar 1,7 milhões de euros, a pagar em duas prestações.

A compra será feita através da Direcção-Geral do Património, com verbas do Orçamento do Ministério da Cultura e, segundo Pedro Roseta, será concretizada logo que a referida resolução do Governo esteja publicada em Diário da República.

Criado em 1997, na sequência de uma lei aprovada por unanimidade na Assembleia da República, o Museu do Douro ainda se encontra em fase de instalação. Desde Fevereiro de 2002 está a desenvolver um conjunto de iniciativas que culminaram, em Dezembro, com a exposição "Jardins Suspensos", patente ao público em Peso da Régua. Estas iniciativas foram desenvolvidas pela equipa da estrutura de projecto do Museu do Douro, que deveria ter cessado as suas funções em 1 de Janeiro deste ano, mas cuja actividade foi prorrogada pelo Governo até 30 de Abril.

Durante este período, deveria ter sido criada a fundação que vai servir de suporte institucional ao museu. O ministro afirmou que está a ser estudada com a Delegação Regional da Cultura do Norte uma fórmula transitória para gerir o projecto do Museu do Douro até que a fundação seja criada.



PARTILHAR:

Professores de Português nos EUA contestam plano do Governo português de enviar professores para as escolas locais

Jantar dos 30 anos do CDS-PP