O cabeça de lista do PS por Vila Real nas próximas legislativas, Pedro Silva Pereira, afirmou que o objectivo do seu partido é vencer as eleições no distrito e no país, destacando ainda a «ausência de união» no PSD.
\"A última coisa que convinha ao país e ao distrito é que ganhasse Manuela Ferreira Leite para cortar o investimento público e rasgar as políticas sociais. Isso é exactamente o contrário do que o país e o distrito precisam\", salientou o candidato a deputado.
Pedro Silva Pereira falava à margem da entrega no Tribunal de Vila Real da lista de candidatos a deputados pelo PS pelo distrito.
O político lamentou a exclusão de Pedro Passos Coelho das listas do PSD, por considerar que isso \"tornaria a campanha e o debate político mais estimulante\".
Mas, acrescentou, \"o mais relevante na sua exclusão é o que isso significa, o sinal que transmite\".
\"Se alguém não é capaz de unir o seu próprio partido, se tem uma lógica de vingança e exclusão em relação aos seus adversários mais próximos, como pode dirigir-se ao país para mobilizar as energias nacionais para vencermos as dificuldades do presente\", questionou.
Manuela Ferreira Leite optou por indicar o deputado António Montalvão Machado para cabeça de lista pelo distrito de Vila Real, em detrimento de Pedro Passos Coelho, o nome escolhido pela distrital.
\"Montalvão Machado é um candidato respeitável, mas o PSD não tem uma boa história do ponto de vista dos seus candidatos às legislativas. Não se trata apenas do caso mais recente da doutora Rosário Águas, que não tem trabalho conhecido em favor do distrito, mas se recuarmos às eleições anteriores, a doutora Assunção Esteves também foi cabeça de lista e desapareceu para parte incerta no que ao distrito de Vila Real diz respeito\", referiu.
Em contrapartida, garantiu que o \"PS tem trabalhado pelo distrito\".
Fez questão de enumerar as obras que diz que o Governo concretizou ou vai concretizar no distrito, como as auto-estradas A24 e A7, o Túnel do Marão e Auto-estrada Transmontana, bem como a concessão Douro Interior.
Manuel Cunha vai encabeçar a lista da CDU no distrito, o Bloco de Esquerda candidata Alda Macedo, o CDS-PP Ernestina Ferreira e o PCTP/MRPP indicou para cabeça-de-lista o jornalista João Rodrigues.