Os alunos de Engenharia do Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promovem na terça-feira, em Vila Real, um almoço «sustentável» confecionado com vegetais, legumes e frutas locais para reduzir a pegada ecológica do transportes dos alimentos.

Segundo fonte da instituição, a iniciativa pretende sensibilizar a comunidade académica para a importância das \"escolhas alimentares na construção da sustentabilidade\". Simultaneamente, promove a \"redução do quilómetro alimentar\".

Os produtos para a confeção do \"Almoço Sustentável\" são \"100 por cento nacionais e maioritariamente locais\", de modo a garantir a frescura e qualidade dos alimentos.

\"Todos os pratos vão ser preparados na cantina, privilegiando os produtos da época, como vegetais, legumes e frutas, a fim de reduzir a pegada ecológica\", salientou a fonte.

No decorrer do almoço será feita uma sensibilização para que não seja utilizado o papel dos tabuleiros e para que se prescinda de bebidas engarrafadas e refrigerantes de modo a diminuir os resíduos.

O objetivo é que os resíduos da cantina passem a ser essencialmente aqueles que ficam nos pratos dos utilizadores.

As sobras do almoço serão colocadas em contentores próprios para transporte de comida e encaminhados para a CARITAS Diocesanas de Vila Real, que alimenta a quase totalidade de utilizadores da comunidade terapêutica do \"Projeto Homem\", em Bisalhães.

Os estudantes responsáveis pelo evento ficarão encarregues da monitorização da separação seletiva, assim como do seu encaminhamento para o ecoponto.

O evento, que conta com o apoio dos Serviços de Ação Social, da Unidade de Ambiente e da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da UTAD, pretende, também, incentivar o convívio, a cooperação e o intercâmbio de experiências entre toda a academia.



PARTILHAR:

«Muitos portugueses não têm outra hipótese senão emigrar»

«Ajudem-me a deixar de violar»