Portas esventradas, vidros partidos, electrodomésticos danificados, ameaças de morte aos pais e atitudes violentas para com os habitantes de Vinhós, freguesia do concelho de Peso da Régua, fazem parte do currículo de António Carlos.

Um homem de 37 anos, solteiro, \"persona non grata\" para a população local, que até já fez um abaixo-assinado exigindo o seu internamento numa unidade de saúde mental. O documento garante que \"está em perigo a integridade física dos seus pais, crianças e vizinhos\". Ainda há uma semana, António Carlos foi multado pela Brigada de Trânsito da GNR de Vila Real, pois conduzia um ciclomotor na zona de Campeã, no IP4, em contra-mão.

Pais e irmãos têm solicitado a intervenção de várias entidades para que \"arranjem uma casa para tratarem e ficarem com ele, até melhorar\".

\" Qualquer dia acontece-nos uma desgraça\", conta, ao JN, Engrácia Silva, de 27 anos, irmã de António. Segundo esta, \"tudo começou quando ele imigrou para a Bélgica, tinha 23 anos. Esteve lá três anos, sem comunicar com os pais. Depois, os pais foram chamados pela polícia de Bruxelas para o irem buscar, estava doente e com sinais de marginalidade\". Em Outubro do ano passado, tudo se agudizou, quando António Carlos \"deixou de tomar a medicação passada por um psiquiatra do Centro Hospitalar Vila Real/Régua\", unidade onde está internado e sai aos fins-de-semana.

Numa das suas passagens pelo hospital fugiu e, dado o seu comportamento violento, o tribunal emitiu um mandato de captura, que foi executado pela GNR de Peso da Régua. Mas é precisamente aos fins-de-semana que os pais alegam ter de \"suportar as atitudes loucas e perigosas do filho\".

\"Há dias, ameaçou-nos com uma trave e apontou-a à nossa cabeça, julguei que íamos morrer na altura\", conta a mãe de António Carlos.

António Carlos também já teve uma fugaz passagem pelo Hospital Magalhães de Lemos, no Porto.



PARTILHAR:

Obras de ampliação em breve

Sem apoios