Perto de um milhar de jovens participou, ontem, nas actividades do «Dia Aberto» da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). As jornadas de divulgação daquela instituição vão já na sétima edição e, desta feita, participaram alunos do 10.º ao 12.º anos de 16 escolas de Vila Real, Bragança, Viseu e Porto.

Sara Cardoso, de 17 anos, é aluna do 12.º ano na Escola Secundária João de Araújo Correia, em Peso da Régua. Em conjunto com mais 16 colegas, foi ontem conhecer o Departamento de Engenharia Florestal. \"Sinceramente, ainda não faço ideia do que vou escolher. Gosto de várias áreas e está a ser muito difícil tomar uma decisão. Na verdade, gostava de ir estudar para a Universidade do Porto, mas talvez mude de ideias depois de conhecer a UTAD\", disse, ao JN.

Divididos em dezenas de grupos, apoiados por mais de uma centena de professores e quase 50 alunos voluntários das 37 licenciaturas, os jovens participaram em exposições, palestras, visitas guiadas e experiências. No caso concreto do grupo da \"João de Araújo Correia\", aprenderam a navegar com vários tipos de GPS, a visualização de imagens de satélite, a medição da altura das árvores com recurso a técnicas de ultra-sons, assim como o cálculo da idade.

E ainda houve tempo para a extracção de DNA de folhas de árvores e perceber como funciona o triângulo do fogo, entre muitas outras coisas.



PARTILHAR:

Acabou a autorização temporária

Autarcas reuniram-se em Alijó