Segundo os deputados, o CFB encontra-se reduzido a uma acção de Formação de Formadores, cuja responsabilidade pertence ao IEFP. Em comunicado, os parlamentares referem que «os cursos de Primeira Intervenção, precisamente aquele que mais formandos trazia a Bragança, foi retirado em Julho de 1999, estando a ser ministrado na Lousã». O mesmo se passa com os cursos de Utilização de Material Informático e Comunicação Rádio. O primeiro, de acordo com Adão Silva e Machado Rodrigues, «deixou de funcionar em 1999, encontrando-se a sala, devidamente equipada com cerca de 10 computadores, completamente abandonada e sem qualquer uso».
Este «esvaziamento» já motivou um requerimento ao Governo dos dois deputados laranja, que questionam a «decadência» em que se encontra o organismo.
Esta situação, refere o comunicado, reflecte-se no número de alunos que actualmente frequenta o CFB da ENB. «O número de formandos, que em 1998 e 1999 ascendia a mais de 1000, caiu agora para escassa centenas, pelo que as instalações do CFB, embora provisórias, estão sub-ocupadas, ao passo que o material de formação está a ser sub-utilizado», garantem os parlamentares do PSD.
Quanto à anunciada construção de novas instalações na Quinta da Trajinha, Adão Silva e Machado Rodrigues mostram-se algo cépticos, tendo em conta que o PIDDAC de 2000 e de 2001 «não comportam qualquer verba para o efeito».



PARTILHAR:

IP4 mais vigiado

Sem documentação há cinco anos