A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) apresenta, hoje,em Vila Real, a colecção de livros «Pintar o verde com letras» que conta histórias inspiradas nas áreas protegidas do Norte do país.

Conjuntamente com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e as Edições Gailivro, a DRCN desafiou um conjunto de escritores e ilustradores a criarem histórias que tivessem algumas das áreas protegidas da Zona Norte como lugares de inspiração, e os seus habitantes, a fauna e flora como personagens.

Segundo fonte da DRCN, as histórias (contos ou poemas) infanto-juvenis retratam as paisagens dos parques naturais de Montesinho, Douro Internacional e Alvão, do Parque Nacional da Peneda-Gerês, bem como do Douro Vinhateiro, do Parque Arqueológico do Vale do CÎa e ainda do Planalto Mirandês. A colecção é apresentada na sede do Parque Natural do Alvão.

A paisagem do Parque Natural do Alvão serviu de mote à história \"Lamas de Olo, Avenida da Europa\" que o escritor António Mota criou e à qual as ilustrações de Elsa Navarro darem vida. Os objectivos, segundo a fonte, são fomentar o gosto pela literatura, a defesa do ambiente, a promoção da fauna e da flora e das particularidades ambientais.

O escritor Pires Cabral e o ilustrador Paulo Araújo foram os primeiros a entrar nesta \"aventura\", tendo visitado o Parque Natural de Montesinho, uma das maiores áreas protegidas do país, e criado \"Trocas de Baldrocas\" e \"Com a Natureza não se Brinca\".

Por sua vez, Eugénio Roda e o ilustrador Gémeo Luís deram vida a \"Erva - Palavra\" que se debruça sobre o Douro Internacional, enquanto a escritora Anabela Mimoso e o ilustrador João Caetano criam \"Foz CÎa entre céu e rio\" inspirada no Parque Arqueológico do CÎa.

O Alto Douro Vinhateiro serviu de inspiração a duas obras, \"O guarda-rios\", da dupla Cristina Valadas e Eugénio Roda, e ainda \"São Salvador do Mundo\", de Valter Hugo Mãe e Rui Effe.

O Peneda-Gerês deu tema a \"Cabra imigrante\", do escritor Manuel Jorge Marmelo, e ao ilustrador Miguel Macho, enquanto que \"L segredo de Peinha Campana\", inspirado no Planalto Mirandês, foi criado pela dupla Amadeu Ferreira e Sara Cangeiro.



PARTILHAR:

Estacionamento «é caro»

Paisagem colorida