A Câmara Municipal de Bragança vai avançar com um projecto de criação de um Centro de Investigação, Inovação e Acolhimento de Empresas. A ideia surgiu da necessidade de estruturar uma plataforma tecnológica «que garanta a transferência de conhecimentos entre o ensino superior e a actividade económica», explicou o presidente da autarquia, Jorge Nunes.

O objectivo principal do novo centro passa pela fixação de empresas que estejam vocacionadas para a tecnologia e a inovação e que possam trabalhar em colaboração com as instituições de ensino superior da região, nomeadamente com o Instituto Politécnico de Bragança.

A Câmara pretende, ainda, encomendar um estudo de viabilidade para uma Área de Localização Empresarial no município, no sentido de ficar a saber quais saão as actividades industriais que existem, actualmente, no concelho, quantas empresas estão a laborar, o que fazem, para onde trabalham e que tipo de mão-de-obra empregam.

O estudo deverá servir para identificar as áreas de investigação aplicada que poderão ser desenvolvidas e a possibilidade de estabelecer uma parceria com o Instituto Politécnico para criar o referido centro.

Jorge Nunes sublinhou ao JN que a Área de Localização Empresarial será instalada no espaço urbano da cidade, porque não se trata de uma zona industrial.



PARTILHAR:

Prémio Pfizer de Ciências Veterinárias 2005

Condições magnificas para o pára-quedismo