Até Outubro, as casas do antigo posto fronteiriço de Quintanilha, no concelho de Bragança, vão alojar militares do Exército Português que irão desenvolver algumas acções de combate a fogos florestais.
Integrada na Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Parque Natural de Montesinho (PNM), o Exército Português e a Direcção Geral de Recursos Florestais (DGRF) e visa a prevenção, vigilância, detecção e combate a fogos nesta área protegida ao longo de 2007.
Deste modo, estas equipas militares, em cooperação com outros meios, como grupos de vigilância do PNM e da GNR, irão assegurar a vigilância, detecção e primeira intervenção nos incêndios na área oriental do PNM. A sua acção será sempre coordenada com os membros do Exército Português alojados no quartel da DGRF de Cova de Lua, no concelho de Bragança, localizado na zona central daquela área protegida.
Este método pretende, assim, reforçar a DFCI e preservar a natureza do PNM, rentabilizando os recursos disponíveis para estas acções.