Quarenta polícias de Vila Real receberam formação para orientarem os turistas pelos principais pontos de atração do concelho, desde o património, gastronomia ou paisagens, no âmbito de uma parceria entre o município e a PSP divulgada hoje.

Vila Real recebe cada vez mais turistas, muitos dos quais procuram informações sobre o concelho junto dos agentes da PSP ou na própria esquadra, que fica localizada no centro da cidade.

“Os agentes são os primeiros a terem contacto com os turistas porque eles confiam na Polícia”, afirmou o comissário João Martins, durante uma conferência de imprensa para apresentação do projeto.

As ações de formação e sensibilização realizaram-se neste mês de março e, segundo João Martins, os agentes foram divididos em dois grupos de 20.

Nas formações, os polícias foram sensibilizados, por exemplo, para o património de Vila Real, como as várias igrejas, com destaque para a Sé Catedral, os museus, a estátua de Carvalho Araújo, o santuário de Panóias, a Casa de Mateus, a Torre de Quintela ou o jardim botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

“O objetivo desta ação foi precisamente potenciar o conhecimento dos agentes, para nós também sermos uma fonte de informação para os nossos turistas”, frisou o comissário.

No âmbito do projeto foi desenvolvido um mapa da cidade, onde estão assinalados os pontos turísticos, e que contém ainda contactos e conselhos de segurança para os visitantes para evitar, por exemplo, furtos.

Os conselhos estão escritos em português, inglês, francês e espanhol e o mapa é para ser fornecido pelos polícias aos turistas.

“São agentes que conhecem o terreno, que sentem as dificuldades e aproveitamos para estabelecer aqui algumas sinergias com o município”, afirmou.

Os polícias aproveitaram a iniciativa para alertar para situações que afetam a cidade como, por exemplo, algumas dificuldades de regularização do trânsito e de estacionamento de autocarros, bem como a insuficiente sinalética em alguns locais.

Depois desta formação sobre as atrações turísticas de Vila Real, a PSP e a câmara projetam avançar com uma outra formação em inglês para os agentes.

As iniciativas inserem-se numa estratégia mais global para promover o turismo.

Nesse âmbito, a câmara de Vila Real apresentou também hoje três novos roteiros que guiam os turistas pelo património cultural e religioso, pela natureza e lazer e gastronomia e vinhos.

“Estamos a procurar ter instrumentos de visitação real e virtual, de forma a que os turistas sintam que aqui há alguém que se preocupa com eles e está disponível para os receber”, afirmou o vereador do pelouro do turismo, José Maria Magalhães.

O município quer afirmar-se como destino de biodiversidade, apostando no Parque Natural do Alvão (PNA), nos percursos pedestres e no jardim Botânico da UTAD, na gastronomia típica como as tripas aos molhos e os covilhetes e os pitos e está, segundo o vereador, a ganhar terreno no turismo religioso, principalmente na Páscoa, período em que Vila Real promove o evento Via Dolorosa.



PARTILHAR:

Homem morreu depois de atingido por árvore na aldeia de Pêpe

Nathalie Sousa é campeã mundial de equitação adaptada