Instituto Politécnico de Bragança registou um aumento da procura em relação ao ano anterior com um aumento de 10%, colocando na primeira fase 1177 alunos, com uma taxa de ocupação de 52,5%, ficando ainda para as fases seguintes 1077 vagas sobrantes.
Colocou 497 alunos como primeira opção, número superior ao ano anterior.
Seis cursos não obtiveram qualquer colocação e treze já estão completos, nomeadamente na área da saúde, com a Fisioterapia que vai ter o primeiro curso a funcionar na Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar de Chaves com 25 alunos.
O Instituto Politécnico de Bragança é novamente o que disponibiliza mais vagas para a segunda fase do concurso: 1.077, depois de uma primeira fase em que abriram 2.243 lugares, aos quais concorreram apenas 1.166 alunos.
São também do Politécnico de Bragança nove dos 26 cursos que não tiveram quaisquer candidatos, sobretudo na área das engenharias, havendo ainda outros 11 cursos com menos de dez alunos.
O IPB colocou já cerca de 1000 alunos nos concursos locais para Licenciaturas (estudantes internacionais, titulares de cursos profissionais e outros concursos locais) a que se somam os 1152 agora colocados na 1ª fase do concurso nacional de acesso. Nos Mestrados estão colocados 970 novos alunos e nos CTESP cerca de 1000 novos alunos. Assim, o número total de novos alunos matriculados supera os 4000, o que significa que o IPB ultrapassará os 10 000 alunos no ano letivo que agora de inicia.
O Instituto Politécnico de Bragança «e a maior Instituição de Ensino Superior do interior do País atingindo no ano transato mais de 9000 mil alunos inscritos, sendo considerado melhor politécnico em Portugal pelo U-Multirank.
Pelo oitavo ano consecutivo, o Instituto Politécnico de Bragança ocupa o Top10 das instituições de ensino superior portuguesas e é considerado o melhor instituto politécnico em Portugal pelo ranking internacional U-Multirank., o U-Multirank é um ranking multidimensional promovido e financiado pela União Europeia
De 12 a 23 de setembro decorrerá a apresentação da candidatura à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de 2021.
Os resultados estão disponíveis no ‘site’ da Direção-Geral do Ensino Superior: http://www.dges.gov.pt.
Fotografia: Antonio Pereira