O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) anunciou hoje que irá realizar nove mil testes na primeira semana de aulas presenciais para despistagem da covid-19, um processo que já iniciou na segunda-feira.

A instituição de ensino superior, que tem nove mil alunos em cinco escolas, a maioria em Bragança e uma em Mirandela, informou, em comunicado, que “já está a testar a comunidade académica para arranque das atividades letivas” presenciais, previsto para segunda-feira.

Desde segunda-feira e até ao final da semana “estão a ser testados docentes e outros colaboradores que tenham contacto direto com alunos”, esclarece.

A partir do dia 19, “serão submetidos a rastreio todos os alunos que retomem as atividades presenciais”, segundo ainda a instituição.

O Politécnico salienta que o programa de testagem “está a ser implementado com recurso a meios internos e a previsão é de que na primeira semana de aulas sejam realizados cerca de nove mil testes”.

“O IPB será ainda a única instituição de ensino superior que para todos os positivos, e através do seu Laboratório COVID, fará posteriormente um teste para confirmação e identificação da estirpe do vírus, por PCR e sequencial genética”, acrescenta.

A instituição esclarece que o programa de testagem no ensino superior já implementado no IPB decorre no âmbito da recomendação às instituições científicas e de ensino superior relativa a rastreios laboratoriais para o SARS-COV-2, preparada pela Direção-Geral da Saúde e para Direção-Geral do Ensino Superior.

“A realização do teste é voluntária, embora seja recomendada para a implementação das medidas de prevenção e controlo de infeção por SARS-CoV-2 na comunidade científica e académica”, especifica.

O IPB informa ainda que a comunidade académica “será testada uma única vez ou de 14 em 14 dias, caso o concelho entre em situação de risco”.

 

Fotografia: Diário de Trás-os-Montes (para ver com melhor resolução clique na imagem)



PARTILHAR:

UTAD integra Rede de Laboratórios Científicos para Situações de Emergência

Chaves investe 1,6ME na reabilitação de quatro escolas