No primeiro contributo para a campanha de sensibilização «Info-Inclusão, há que participar» (e-Inclusion, be part of it!) que decorrerá durante 2008, a Comissão Europeia elaborou um documento onde destaca e analisa 30 iniciativas consideradas de particular valor para a iniciativa europeia de Inclusão Digital.
A criação e início da Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), única até ao momento na Europa, foi uma das iniciativas escolhidas e considerada com potencial para replicação nos países da União Europeia.
O documento e a iniciativa da criação da Licenciatura em Engenharia de Reabilitação foram apresentados no debate ministerial sobre política europeia de Inclusão Digital que decorreu em Dezembro em Lisboa, organizada com o objectivo de marcar o lançamento oficial desta iniciativa europeia.
A licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas foi um dos cursos mais procurados da UTAD no ano lectivo 2007/2008 e lançará na sociedade em 2010 os primeiros licenciados da Europa neste domínio. Estes profissionais estarão aptos a aplicar a ciência e a tecnologia ao serviço da qualidade de vida da população com necessidades especiais, como é o caso dos cidadãos com deficiência, idosos e acamados em áreas como o acesso a produtos e serviços, educação, emprego, saúde e reabilitação funcional, transportes, vida independente e recreação.