Decorreu em Chaves, entre os dias 27 e 30 de abril, o II Encontro Luso-Galaico de Escritores – Ponte Escrita, que reuniu 16 escritores, portugueses e espanhóis. O Presidente da Câmara, António Cabeleira, recebeu no Auditório do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso o grupo de escritores, dando-lhes as boas-vindas.

Os escritores convidados para esta segunda edição foram: Ana Cristina Silva; André Gago; António Mota; Ernesto Areias; Fausta Cardoso Pereira; Fernando Pinto do Amaral; Filipe Lopes; Fran Alonso; Inês Botelho; León Machado; Margarida Fonseca Santos; Maria de Lourdes Soares; Possidónio Cachapa; Rui Sousa; Rosalía Fernandez Rial; João Morales; Richard Câmara (ilustrador); Rita Pimenta (jornalista do Público).

À semelhança do ano passado, o programa do Ponte Escrita iniciou-se com uma residência artística do ilustrador Richard Câmara, que percorreu e desenhou a cidade, dando o seu trabalho origem à criação de um roteiro gráfico com a perspetiva do ilustrador. Já no âmbito do I Encontro Luso-Galaico de Escritores, Richard Câmara tinha registado também em desenho algumas perspetivas de Chaves, que agora deram origem a uma palestra do autor a partir da sua experiência e a uma exposição patente na Biblioteca Municipal de Chaves.

Durante três dias, os 16 escritores realizaram encontros nas escolas com alunos e professores, na Biblioteca Municipal de Chaves e de Verín, na Universidade Sénior e no Estabelecimento Prisional.

Na Biblioteca Municipal de Chaves, destaque para as “Leituras Endiabradas”, por João Morales, e “O País das Chaves e Outros Países Imaginados”, com a escritora Maria de Lourdes Soares, que tiveram como espetadores alunos de escolas do Concelho.

Foi realizada, ainda, uma Feira do Livro no Café Sport, onde os escritores puderam dar autógrafos e conversar de forma informal com os leitores.

No dia 28 de abril, à noite, decorreu um jantar literário, onde escritores e verinenses ligados à escrita puderam trocar algumas ideias e conviver.

Já no dia 29 de abril, os escritores percorreram a cidade numa visita guiada, onde também conheceram as Termas Romanas de Chaves, no Largo do Arrabalde. À noite, os escritores reunidos na Biblioteca Municipal foram brindados com poesia, dita por João Morales, e souberam finalmente o local da cidade sobre o qual cada um irá escrever um conto, que posteriormente irá dar origem ao segundo volume do roteiro literário da cidade de Chaves, dando continuidade ao livro KM0, da edição de 2016.

O projeto Ponte Escrita é um dos vencedores do Orçamento Participativo do Município (edição de 2015), na categoria de “Promoção e Dinamização - Projetos de âmbito Social, Cultural e Desportivo”, e tem como objetivo principal incentivar a leitura e a escrita, bem como divulgar a cidade nos seus aspetos culturais.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Etapa de triatlo em Macedo adiada para data incerta

Delgado e Carvalho e vencem o Rali Pedras Salgadas