A ponte romana, que se situa perto da antiga moagem, na zona de S. Sebastião, em Mirandela que tem sido relegada ao abandono, vai finalmente ser alvo de obras de recuperação.
Uma obra romana do qual não se sabe a data da sua reconstrução, mas que, de uma resistência quase heróica, com várias enchentes nos últimos anos especialmente na época de Inverno, e relegada no interior de um bairro de si pouco moderno.
Com a execução da segunda fase da Ribeira de Carvalhais, com a construção de mais espaços verdes, desportivos, recreativos e culturais e uma nova urbanidade que vai ligar a 1º fase deste projecto já inaugurado no loteamento da Cocheira, até ao bairro de S. Sebastião junto a esta ponte centenária.
Esta pequena ponte é construída apenas de pedras do rio, mais vulgarmente conhecidos por jogos, o que faz dela uma ponte de rara beleza histórica e arquitectónica, já o Padre Ernesto Sales no seu livro de Apontamentos sobre a cidade revelava a importância desta ponte ao ser ponto de passagem de pessoas e animais em ligação do rocio ou S. Sebastião à Coutada.