O diretor do Centro de Música Tradicional «Sons da Terra» (CMTST) alertou que as atividades da estrutura estão «seriamente comprometidas» para 2012, devido à alegada falta de diálogo com câmara de Miranda do Douro.

\"Temos de arranjar formas de sustentabilidade para dar continuidade ao projeto do centro, que assentam em duas actividades fundamentais: a recolha, registo e edição do património imaterial da \"Terra de Miranda\" e a realização do Festival Intercéltico de Sendim (FIS)\", disse à Lusa Mário Correia.

No entanto, o responsável pelo CMTST garante que vão ser cumpridos os compromissos editoriais assumidos para o ano de 2011, e que foram divididamente contratualizados com instituições oficiais, nomeadamente com a câmara de Miranda do Douro e o Ministério da Cultura.

Em comunicado enviado à Lusa o destaque vai para o apoio que a autarquia presta ao centro desde 2009 aos seus planos anuais de edições discográficas, mediante aquisição firme de exemplares, reduzido em 50% pelo atual executivo municipal.

\"Esta situação constituiu uma dificuldade maior na medida em que dispunha anteriormente das condições mínimas para o exercício da sua actividade\", lê-se no comunicado.

Por outro lado, será assegurado o cumprimento de acordos de colaboração com instituições universitárias de Salamanca e de Valladolid e referentes a projetos de cooperação transfronteiriça em curso com relevância cultural.

\"Do ponto de vista prático, as edições do SMTST só continuaram a ser efetuadas, bem com a realização do FIS, se forem encontradas alternativas financeiras que não as provenientes da autarquia\", acrescentou Mário Correia.

No entanto, o responsável pelo CMTST acredita que o \"bom senso\" vai imperar, não descartando o \"diálogo\" com a autarquia mirandesa.

Contactado pela Lusa, o presidente da câmara de Miranda do Douro disse que as portas dos Paços do Conselho estão abertas para receber o diretor do CMTST.

\"Quando quiser vir aqui, o diretor do CMTST será recebido e o assunto em questão será analisado por via do diálogo\" acrescentou Artur Nunes.

O autarca deixou vincado que é vontade da câmara continuar a apoiar todas a atividades daquela estrutura cultural, sedeada em Sendim, concelho de Miranda do Douro.

\"Vamos continuar a apoiar o FIS e toda a promoção que o festival traz à região do planalto Mirandês. Só fico surpreendido com todas estas questões em torno da estrutura, já que ficou claro que continuamos a apoiar o SMTST e as suas atividades culturais \", frisou o autarca.

Fundado em 2001, o CMTST dedica-se à recolha, estudo e divulgação da música tradicional, sobretudo na área do nordeste transmontano, com particular incidência na zona do planalto mirandês, sendo ainda responsável pela produção e organização do FIS



PARTILHAR:

2 automóveis e 1 veículo pesado

Entre 28 e 30 de Outubro de 2011