Face à crise que atravessa o comércio fronteiriço, muito por culpa das diferenças do impostos de valor acrescentada,Miranda do Douro tem-se virado para outras formas de rentabilidade económica.

O sector da construção civil é agora encarado como um negocio rentável a médio e longo prazo. A situação veio dar um novo alento económico à cidade, pois já que se verifica um aumento visível na edificação de imóveis e criação de novas urbanizações e bairros. O perímetro urbano da localidade aumentou consideravelmente, principalmente na área exterior ao das muralhas do antigo burgo medieval.

Miranda do Douro não teve, nos últimos 30 anos, praticamente construção de novas habitações (apostava-se mais na construção de casas tipo unifamiliar), lacuna que começou a gerar especulação no mercado de arrendamento, sendo comum pagar rendas de casa acima da média. A instalação de um pólo universitário naquela cidade veio igualmente contribuir para uma maior procura de casas, com o consequente aumento de residentes.

Agora, há já um número considerável de blocos de apartamentos , tendo sido, até ao momento, construídos cinco novos loteamentos e várias vivendas edificadas na periferia no núcleo urbano daquela cidade.

Na opinião de Artur Nunes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro, os alunos e docentes do pólo da Universidade de Trás-os-Montes e AltoDouro (UTAD), a residir na cidade, serão os grandes responsáveis pelo aumento da construção civil, bem como o abandono do meio rural, ou seja, há quem esteja a preferir viver na cidade do que nas aldeias.

Jorge Pereira, presidente da Associação Estudantes da UTAD, considera, no entanto, que face à redução de alunos no pólo, os prços por quarto estão altos em relação a outras localidades com ensino superior como é o caso de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

\" Há quartos vagos e mesmo assim, os preços não baixam. Em Miranda, o preço médio por quarto ronda os 125 euros enquanto noutros pontos o valor é de 70 euros. Por exemplo, um T1 em Miranda do Douro custar 200 euros mensais e em Bragança fica por 125 euros,\" afiança.



PARTILHAR:

Peso da Régua, Mesão Frio e Santa Marta de Penaguião

Eleições a 11 de Dezembro