A Associação de Utilizadores do IP4 - Movimento Cívico Marão Seguro (AUIP4)- tinha prevista a sua extinção no final de 2009, depois de nove anos de reivindicações por uma via mais segura e pela construção de uma auto-estrada como alternativa ao IP4, mas, segundo o seu presidente, Luís Bastos, decidiu prolongar o actual mandato por mais um ano.
Pois os entraves em torno do Túnel do Marão e da Auto-estrada Transmontana assim aconselham.
Luís Bastos lamenta que \"quando se pensava que a construção da A4 tinha chegado a um ponto sem retrocesso, agora parece que todos os problemas económicos do país estão projectados na sua construção\". \"A nossa voz, vai continuar a defender os interesses da região\", garante Luís Bastos assumindo que o fim da AUIP4 \"só vai acontecer depois de assegurada a continuidade da tão prometida auto-estrada .
Vários problemas têm surgido com a construção da auto-estrada que ligará Vila Real a Bragança. Adjudicada à Soares da Costa, a Auto--Estrada Transmontana terá uma extensão de 186 km, exigindo um investimento total de 500 milhões de euros.
Quanto ao projecto do Túnel do Marão, troço de 30 km da A4, que vai ligar Amarante a Vila Real, Luís Bastos lamenta a paragem. As obras estão suspensas desde 10 de Novembro, devido a uma providencia cautelar, que será julgada dentro de dois meses, pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, e que foi interposta pela empresa das Águas do Marão.