As 29 áreas protegidas existentes em Portugal devem ter planos de ordenamento concluídos até ao final do ano, estando actualmente aprovados e publicados 13, alguns dos quais em processo de revisão. O Conselho de Ministros aprovou, ontem, uma resolução que determina a elaboração de mais um plano, neste caso para a Área de Paísagem Protegida da Serra do Açor.
De acordo com a responsável pela comunicação do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), o objectivo é ter todos os planos acabados até ao final deste ano.
Discussão pública
Sandra Moutinho acrescentou que deverão entrar, brevemente, em discussão pública os planos do Parque Natural da Ria Formosa, do Parque Natural do Tejo Internacional e do Parque Natural da Serra da Estrela, estando actualmente em curso o do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
\"Logo a seguir, prevê-se mais um pacote alargado, mas ainda sem datas definidas\", referiu.
Os planos de ordenamento visam essencialmente compatibilizar a conservação dos valores naturais com os usos e actividades existentes nas áreas protegidas.
No entanto, mais de metade das áreas protegidas em Portugal, algumas das quais criadas há mais de 20 anos, continuam à espera deste instrumento especial de planeamento.
A paisagem protegida da serra do Açor estende-se ao longo de 332 hectares e integra a Mata da Margaraça, que se distingue pelos seus 28 endemismos (especificidades) ibéricos de flora e pelos valores botânicos bem conservados.