O congressista norte-americano Rush Holt, democrata de New Jersey, apresentou recentemente no Congresso um projecto de lei que recomenda a promoção urgente do ensino de várias línguas estrangeiras, incluindo a Língua Portuguesa.

O projecto, denominado National Security Language Act (HR 3676), considera o Português uma língua estratégica e prioritária para o país, juntamente com as línguas árabes, coreana, japonesa, afegã, persa, sérvio-croata e russa.

O projecto de lei, que exige um maior investimento federal para o ensino de línguas estrangeiras a todos os níveis de ensino, também recomenda a criação de uma comissão de estudo para avaliar o potencial que representam as línguas estrangeiras, faladas pelos diversos grupos étnicos residentes no país e o seu contributo para aumentar o número de cidadãos fluentes em línguas.

Deste modo, foi recomendado que o Secretário Federal para a Educação tome a iniciativa de identificar as comunidades étnicas onde estas línguas são faladas e desenvolva um plano de apoio à promoção do estudo desses mesmos idiomas.

"Esta é, sem dúvida, uma iniciativa de grande significado para a promoção e dignificação da Língua Portuguesa no estrangeiro, nomeadamente nos Estados Unidos da América, país onde, no próximo ano lectivo de 2004-2005, se irá comemorar o Ano das Línguas Estrangeiras", considerou a Profª Graça Castanho, conselheira para o Ensino Português nos EUA e Bermuda.



PARTILHAR:

Macau comemora os 150 anos do nascimento de Wenceslau de Moraes

Congressista dos EUA recomenda o ensino da Língua Portuguesa