O operador turístico King Holidays e a companhia portuguesa Air Luxor aguardam a aprovação de um plano que a partir de Abril lhes permitirá restabelecer ligações aéreas entre o aeroporto John F. Kennedy de New York e Portugal.
Alberto Veloso, presidente da King Holidays dos Estados Unidos, disse à Agência Lusa esperar nas próximas semanas a aprovação final do plano pelas autoridades aeronáuticas dos dois países.
O presidente da King Holidays norte-americana e Marianela Mirpuri, vice-presidente da Air Luxor, passaram em revista a semana passada em Newark as parcerias que as companhias mantêm nos Estados Unidos e que no Verão têm garantido a ligação aérea entre o aeroporto John F. Kennedy de Nova Iorque e a cidade do Porto e entre a cidade de Providence, no estado norte-americano de Rhode Island, e a cidade de Ponta Delgada, nos Açores.
Segundo Alberto Veloso, a ligação Providence-Ponta Delgada deverá aumentar no próximo ano para 30 o número de voos efectuados no Verão.
Desde que a TAP suspendeu a sua operação no aeroporto JFKennedy de Nova Iorque em 26 de Outubro de 2002, a única ligação regular entre os Estados Unidos e Portugal na área metropolitana de Nova Iorque é feita pela transportadora aérea nacional a partir do Aeroporto Internacional de Newark, no estado de Nova Jersey.
Desde o Verão de 2000, contudo, a Air Luxor tem mantido durante o Verão um programa de voos fretados entre o aeroporto John F. Kennedy e o Porto em cooperação com o operador turístico King Holidays.
Por razões de vizinhança e acessos, a saída da TAP do JFKennedy tem criado movimentações dos residentes portugueses e luso-americanos de Long Island, NY, e do estado de Connecticut para que a transportadora aérea nacional regresse àquele aeroporto.
A 20 de Junho, o residente de Long Island Constantino Pires entregou em Newark ao director da TAP para a América do Norte, José Manuel Coelho, 4 mil assinaturas em apoio ao regresso da TAP ao JFKennedy.
Os voos regulares da Air Luxor pretendem preencher o vazio deixado pela saída TAP em Outubro do ano passado e que tem forçado os turistas daquela região direccionados para Portugal a utilizar o Aeroporto de Newark ou companhias aéreas europeias com ligação indirecta do JFKennedy a Portugal.
Segundo o Censo 2000, vivem no estado de Connecticut 44.695 pessoas de origem portuguesa e 43.839 no estado de Nova Iorque.