A remodelação do posto da GNR de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, representa um investimento de 300 mil euros e resulta de um protocolo hoje assinado entre o município e o Ministério da Administração Interna.

A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, afirmou que, em todo o país, estão em obra ou vão ser intervencionados 80 imóveis afetos às forças de segurança, GNR ou PSP, e adiantou que a Lei de Programação está com uma “execução orçamental na ordem dos 62,5%”.

A Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança do Ministério da Administração Interna (2017/2021) prevê um investimento global de 450 milhões de euros para todo o país, que está a ser aplicado em viaturas, armamento, equipamento informático, de proteção individual e infraestruturas.

“Temos em curso e em plena velocidade de cruzeiro uma Lei de Programação que tem várias medidas (…) O Ministério com a Lei programação assumiu um conjunto de procedimentos aquisitivos que encheu, por assim dizer, o departamento de aquisição de compras e a divisão de apoio à Lei de Programação”, referiu.

Por isso, Isabel Oneto destacou a importância da colaboração com os municípios, que ficam responsáveis pelo procedimento de lançamento do concurso público das empreitadas.

“O que nos facilita porque permite canalizar recursos para outros procedimentos que não podemos transferir. E, portanto, é fundamental esta colaboração porque senão este concurso ia para a fila de procedimentos a lançar. Este assim, com o município, avança já, o ministério garante o financiamento e mais rapidamente a obra pode ser concluída”, sustentou.

Isabel Oneto visitou o quartel da GNR de Mondim de Basto em junho de 2017 e regressou hoje para a assinatura do contrato interadministrativo.

A reabilitação do quartel, inaugurado em 1994, é uma reivindicação de Mondim de Basto.

“O quartel apresenta sinais evidentes e degradação e, por esse motivo, é preciso uma intervenção que garanta o mínimo de conforto às pessoas que trabalham lá e aos utentes, à população em geral”, afirmou o presidente da Câmara, Humberto Cerqueira.

O autarca lembrou que o município “sensibilizou e pressionou muito” o Governo para a intervenção e adiantou que, depois de “decorridos os procedimentos e prazos normais”, a obra irá ser “lançada no mais curto espaço de tempo”.

O edifício situa-se à entrada da vila e apresenta um aspeto de abandono, possui ainda problemas de infiltrações e necessita, entre outros, de uma melhoria dos sistemas de comunicações.

O posto de Mondim de Basto possui um efetivo de 22 militares, mais seis guardas afetos ao núcleo de proteção do ambiente.

A GNR possui 25 edifícios no distrito de Vila Real. Recentemente foram anunciadas obras para os postos de Alijó, Murça e Sabrosa



PARTILHAR:

Cursos Master D em profissões de futuro

O distrito de Bragança é “o mais seguro do país em termos de criminalidade grave e violenta”