Uma unidade hoteleira de quatro estrelas está a ser construída em pleno Monte de Paradela, em Mondim de Basto, distrito de Vila Real. A localização é privilegiada, com vista sobre o rio Tâmega e o município vizinho de Celorico de Basto, já no distrito de Braga. A abertura ao público está prevista para Março de 2008.

O empreendimento representa uma espécie de \"oásis\" na economia local, pois prevê-se a criação de \"mais de 50 postos de trabalho\", segundo o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Pinto Moura.

O investimento, a cargo da empresa Simões e Martins, com sede em Lagoa, no Algarve, vai custar cerca de cinco milhões de euros e foi co-financiado pela União Europeia, com fundos do Programa Prime (Programa Incentivos à Modernização da Economia), via Ministério da Economia e Inovação, no valor de 1,7 milhões. Segundo Adriano Martins, investidor de origem transmontana que tem apostado sobretudo no Algarve, onde é co-proprietário de outras unidades de turismo em sociedade com o conhecido empresário Paulo China e o futebolista Luís Figo, este hotel \"vai ter 44 quartos e cinco apartamentos T2, equipados com kitchnet, mais vocacionadas para as famílias ou grupos\". O Mondim Tâmega Park (uma designação provisória, que vai ser alterada) terá, assim, 108 camas, o que \"significa pelo menos três vezes mais a oferta actual do município\", acrescentou o responsável.

Os principais mercados alvo serão a Galiza e toda a vizinha Espanha e os países do Norte da Europa. \"A oferta passará também pelo turismo de montanha, pelo desporto e pela aventura, muito ligados ao rio, sem esquecer os desportos radicais, para os quais a zona possui excelentes potencialidades\", referiu o empresário.

Praia fluvial e jardim

O Mondim Tâmega Park vai ter campos para prática dos mais diversos desportos, um armazém de apoio às modalidades como canoagem ou rafting, entre outros. O novo hotel terá duas piscinas, uma interior e outra exterior, ambas aquecidas e com vista para o rio Tâmega, e uma pequena praia fluvial. Os terrenos circundantes vão ser alvo de uma intervenção em que será criado um jardim botânico com certificação internacional, onde os hóspedes podem plantar a sua própria árvore, que poderão \"visitar\" sempre que quiserem ao longo da vida.



PARTILHAR:

Faltando apenas registar a patente

Consumo excessivo de álcool