O preço do azeite em Espanha aumentou 54,6% em dezembro, comparando com o mesmo mês de 2022, e subiu 165,5% nos últimos três anos, segundo dados oficiais divulgados hoje.

Espanha é o maior produtor de azeite do mundo e o segundo com mais consumo ‘per capita’ (a seguir à Grécia) e as estimativas oficiais é que a produção da campanha 2023/2024, que arrancou em outubro passado seja de novo, pelo segundo ano consecutivo, historicamente baixa, por causa da seca.

Segundo estimativas ainda provisórias do Ministério da Agricultura de Espanha, a produção de azeite na campanha de 2023/2024 deverá limitar-se a 765.300 toneladas, mais 15% do que na anterior, mas 34% abaixo da média das últimas quatro.

Por outro lado, a atual campanha arrancou com reservas de 257.000 toneladas, menos 43% do que no começo da campanha anterior e menos 52% do que a média das últimas quatro.

Segundo disse o Ministério da Agricultura de Espanha em outubro, a produção de azeitona foi afetada em 2023 "pela escassez de chuvas" e , por outro lado, pelas altas temperaturas de finais de abril, com impacto negativo na floração e frutificação.

Os agricultores espanhóis que se dedicam ao olival classificaram as perspetivas da atual campanha de produção de azeite dramáticas e dizem ser inédito dois anos consecutivos tão baixos.

A campanha de 2022/2023, com uma produção de azeite abaixo das 700.000 toneladas, foi considerada a mais pequena dos últimos 20 anos em Espanha.

Quanto ao consumo de azeite em Espanha, segundo dados divulgados hoje por diversas consultoras e citados pela agência de notícias EFE, diminuiu 20% num ano, de novembro de 2022 a novembro de 2023, coincidindo com preços que são considerados máximos históricos.

As estatísticas oficiais de hoje do INE revelam que o azeite foi o produto ou serviço que mais subiu em Espanha no último mês de 2023, comparando com dezembro do ano anterior.

O Governo espanhol diminuiu no início do ano passado o IVA (imposto sobre o consumo) do azeite para 5%, medida que foi agora prolongada até junho de 2024.

No entanto, e no âmbito de um acordo assinado esta semana como um partido da oposição (Juntos pela Catalunha), o IVA do azeite deverá passar a ser zero em Espanha dentro de alguns meses.

Segundo informações disponibilizadas pelo Ministério da Agricultura, Espanha é líder mundial em superfície de olival e produção de azeite.

A produção de azeite por Espanha representa 70% da produção da União Europeia e 45% da mundial.

Mais de 350 mil agricultores dedicam-se ao cultivo de olival no país e o setor garante 15 mil postos de trabalho.

Sempre segundo os mesmos dados do governo, o olival em Espanha estende-se por 2,75 milhões de hectares, sendo que 80% da produção se concentra na Andaluzia, no sul do país.

A produção de azeitona em Portugal deverá crescer 20% este ano, sem impacto no preço do azeite a nível internacional.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima, para este ano, um crescimento de 20% na produção de azeitona em Portugal.

"Infelizmente Portugal não tem qualquer capacidade para impactar o preço do azeite a nível internacional. Como somos uma economia aberta, estamos obviamente alinhados com os preços que se praticam no mercado internacional. Quando falamos de azeite, Espanha é o mercado que mais influencia os preços internacionais, tendo em conta que é o maior país produtor do mundo", apontou à Lusa a secretária-geral da Casa do Azeite, Mariana Matos.

Nos olivais tradicionais, de sequeiro, os custos "são muito mais elevados", uma vez que este sistema precisa de muita mão-de-obra e apresenta uma produtividade mais baixa.

"[...] Penso que com o nível de preços de azeite na origem que se verifica atualmente, mesmo os produtores com sistemas de produção mais tradicionais poderão fazer face aos seus custos de produção, apesar destes também terem aumentado bastante", referiu.

Fotografia: António Pereira



PARTILHAR:

Moreno quer Chaves confiante contra Sporting

IL defende ligação de todas as capitais de distrito por ferrovia