A IPB@Factory venceu, este domingo, a competição Robot@Factory Lite inserida no Festival Nacional de Robótica 2019 que aconteceu entre 26 e 29 de abril em Gondomar.

Coordenada pelo Docente da ESTiG-IPB e investigador do CeDRI - Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente, José Lima, a equipa formada pelos alunos Thadeu Brito, João Braun Neto, Lucas Fernandes, Thiago Moya e Vitor Oliveira, sagrou-se vencedora na categoria sénior, numa competição em que participaram equipas de universidades e politécnicos.

Para participar na Robot@Factory Lite, uma das sete competições que fazem parte do Festival Nacional de Robótica, as equipas eram desafiadas a criar um robôt, que com base num eletroíman fosse capaz de transportar caixas seguindo um determinado percurso.

O objetivo era transportar o maior número de caixas no menor tempo possível, e foi o robot da IPB@Factory que obteve os melhores tempos no desafio proposto.

Promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) e organizado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) este evento tem como objetivo,  "a promoção da ciência e tecnologia junto de jovens, professores e investigadores".

Já de fora do concelho são mencionados os apoios do o Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto, o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores UP, a ESPE - Espinho, o Instituto de Telecomunicações, o Instituto Politécnico de Bragança, a UTAD e a Universidade de Aveiro.



PARTILHAR:

Macedo investe 2,7ME na requalificação do bairro São Francisco de Assis

Projeto UNI+i impulsiona empresas no Norte de Portugal e Castela e Leão