O Presidente da República entregou ontem, em Vila Real, o prémio Dom Dinis ao poeta Manuel Alegre tecendo rasgados elogios à obra do antigo adversário político.
Manuel Alegre retribuiu afirmando ser uma «honra e motivo de especial satisfação» receber o prémio das mãos de Cavaco Silva, a quem expressou o seu «respeito institucional e consideração pessoal».
O prémio Dom Dinis, atribuído pela Fundação Casa de Mateus desde 1981, foi entregue ao poeta pela sua obra «Doze Naus».
«A atribuição do prémio Dom Dinis ao poeta Manuel Alegre reveste-se de um significado muito especial», afirmou o Presidente da República.
Cavaco Silva e Manuel Alegre foram adversários nas últimas eleições presidenciais.
O Presidente da República sublinhou a «feliz coincidência» de se tratar de um poeta, que é também político, a receber um prémio com o nome de alguém que, além de político, foi «igualmente um notável trovador».
A obra de Manuel Alegre «é, sem dúvida, uma das que mais se identificam com a nossa história e com alguns dos sentimentos que, ao longo dos séculos, se enraizaram profundamente na nossa maneira de ser e de sentir», disse Cavaco Silva.
«Quero felicitar vivamente Manuel Alegre, antes de mais, por este prémio e pelo muito que a sua obra tem feito em prol da língua e da cultura portuguesas».
Manuel alegre agradeceu a Cavaco Silva mas frisou que, o que mais o toca, é o prémio ter o nome de um rei poeta, um rei que foi o autor de alguns dos primeiros grandes poemas escritos em português e o primeiro a demonstrar que, «ao contrário dos preconceitos, não há incompatibilidade entre a poesia e a intervenção pública, mesmo quando exercida ao mais alto nível».
A escolha da obra «Doze Naus» foi feita por unanimidade pelo júri, constituído pelos escritores Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Fernando Pinto Amaral.
Alegre mostrou-se também «honrado» por a decisão ter sido tomada por um júri constituído por «três distintos e grandes poetas portugueses».
E referiu que o prémio Dom Dinis tem persistido em promover as artes e a literatura portuguesas.
O prémio Dom Dinis, patrocinado pelo Instituto Português do Livro e pela Caixa Geral de Depósitos, tem actualmente o valor de 7.500 euros.
Já ganharam este prémio escritores como José Saramago, Camilo José Cela, Agustina Bessa Luís ou Almeida Faria.
Antes da cerimónia na Casa de Mateus, o Presidente da República passou pela Câmara de Vila Real para entregar os denominados «Skeepers», no âmbito do projecto social «Câmara Amiga».
Os «Skeepers» são aparelhos que os idosos podem usar ao pescoço e, em caso de se sentirem mal, só têm que carregar num botão para pedir ajuda, sendo que o mecanismo faz uma espécie de chamada para determinados números de telefone.
Através do projecto «Câmara Amiga», a autarquia de Vila Real colocou este ano em funcionamento a «Oficina Domiciliária», a «Unidade Móvel de Saúde» e abriu as portas ao «Banco do Voluntariado e Recolha de Bens».
Lista de premiados
http://www.casademateus.com/actividades_dinis.htm