O Prémio Douro Criativo foi lançado a 1 de março, em Vila Real, para premiar ideias de negócio inovadoras e divulgar indústrias e projetos criativos que estão a ser desenvolvidos neste território.

As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 30 de abril e o prémio é entregue em 27 de junho.

"Tem como objetivo destacar e premiar as indústrias e projetos criativos que se desenvolvem na região ou que se possam também desenvolver fora mas feito com criativos da região. Através do Prémio pretende-se dar uma maior visibilidade a esses projetos", afirmou João Calejo, um dos promotores da iniciativa.

O Prémio Douro Criativo está inserido no projeto Douro Creative Hub, promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

João Calejo explicou que não vai ser atribuído um prémio monetário. "Queremos criar massa crítica, queremos deixar conteúdo e formação e, então, estruturamos um prémio que visa pegar nos projetos que ainda vão virar negócios e integrá-los numa ação de capacitação (...) para ajudar a afinar e a melhorar a sua ideia de negócio", salientou.

Será, para o efeito, realizado um "creative camp" e um programa de mentoria.

"O que nós queremos é dar esta formação, criar conhecimento na região de como se lançam projetos de negócio, se criam projetos sustentáveis. Nós não queremos dar um peixinho, que era o dinheiro e que era o mais fácil, nós queremos dar a cana para ensinar os criativos a pescar", frisou.

O galardão, de âmbito nacional, tem enfoque no Douro, e divide-se em três concursos.

O concurso número um incide sobre as ideias de negócio na área das indústrias criativas e pretende premiar ideias de negócio inovadoras, que potenciem o aparecimento de novos produtos, serviços, novas formas de comercialização ou novas abordagens de mercado na região.

Está dividido em quatro categorias que abrangem todas as áreas das indústrias criativas, desde a arquitetura e artes visuais, música e artes performativas, conteúdos e novos média e turismo e património.

O concurso dois destaca projetos ligados às indústrias criativas e divide-se em duas categorias: projetos já executados, até 2015, e projetos a executar até fevereiro de 2019.

O concurso três refere-se a entidades coletivas que incorporam as indústrias criativas, por exemplo empresas ou adegas que ganham valor através de projetos de arquitetura ou rótulos inovadores.

O Douro Creative Hub pretende servir de rampa de lançamento para a criação do polo das indústrias criativas do Douro.

Entre os seus objetivos está a identificação dos criativos nos 19 municípios da NUT III Douro, através de um levantamento de empresas, associações e trabalhadores individuais inseridos neste setor.

O Douro Creative Hub tem um orçamento de cerca de 600 mil euros e uma duração prevista de 24 meses, terminando em abril de 2019.



PARTILHAR:

Complexo mineiro de Tresminas com mais 250 mil euros em 2018

Feira das Cantarinhas alterada para primeiro fim de semana de maio