Pedro João Rodrigues, docente do Instituto Politécnico de Bragança - ESTiG, recebeu, no dia 2 de Abril de 2009, o prémio Live Edge 2008, promovido pela Premier Farnell e suas aliadas Farnell Newark, Premier Electronics, Farnell-Newark CPC e MCM, lideres mundiais na distribuição de componentes electrónicos.
O prémio «Live Edge - Electronic Design for the Global Environment Challenge» distingue projectos originais e inovadores, que façam uso de componentes eléctricos e/ou electrónicos e que tenham um impacto positivo no meio ambiente.
O protótipo desenvolvido, denominado de «Intelligent Standby Energy Saver», permite detectar o modo «standby» dos equipamentos eléctricos, cortando-lhes a corrente eléctrica, quando esta não for necessária.
O sistema analisa os consumos eléctricos dos equipamentos, através de um algoritmo de inteligência artificial implementado num micro-controlador, conseguindo distinguir o modo «standby» do modo de funcionamento normal, mesmo quando na presença de padrões de consumo complexos.
O sistema inclui ainda sensores para detectar alterações no ambiente envolvente, de forma a garantir o fornecimento de corrente aos equipamentos sempre que necessário.
O prémio atribuído, para além de $25000 USD em dinheiro, inclui serviços de apoio do mesmo montante, fornecidos por especialistas das empresas envolvidas, com o intuito de levar à produção industrial e à comercialização, o produto criado pelo vencedor do prémio.
Estima-se que o «Intelligent Standby Energy Saver» possa reduzir em10% o consumo doméstico de energia eléctrica, contribuindo para uma redução mundial das emissões de CO2 equivalente a 1/3 das emissões dos Estados Unidos da América.
O Instituto Politécnico de Bragança manifesta o seu apreço público pelo trabalho desenvolvido por este seu docente/investigador e que lhe mereceu a atribuição desta distinção.
http://www.newswire.ca/en/releases/archive/April2009/02/c7055.html