Deste júri fazem parte os poetas António Cabral, A. M. Pires Cabral e Ribeiro Aires. No tocante à categoria de prosa, reuniu-se a 5 de Agosto, em Braga, o correspondente júri, constituído pelos professores Norberto Cunha, Augusto Monteiro e Rogério Borralheiro.

Os prémios resultantes destas duas deliberações serão anunciados e entregues durante o III Congresso, que vai decorrer em Bragança, no Cine-Teatro Torralta, entre 26 e 28 de Setembro. No total, foram apresentados cerca de cem trabalhos, todos eles com referências a Trás-os-Montes e ao Alto Douro.

Entretanto, o júri do Prémio de Pintura e Desenho, José Rodrigues, Dario Alves, Manuel Ferreira, Nuno Aires e Jorge Nunes, decidiu também ele no dia 5 de Agosto quais os trabalhos a distinguir no âmbito deste concurso. Das cento e cinco obras apresentadas foram ainda seleccionadas cinquenta, de quarenta e dois artistas, que vão integrar uma exposição a realizar no Centro Cultural de Bragança, entre 14 de Setembro e 12 de Outubro. Esta mostra contará, no dia da inauguração, com a presença do Ministro da Cultura. Os prémios de Pintura e Desenho, à semelhança dos outros, serão divulgados e entregues no decurso do Congresso.

Todos os júris se congratularam com o número e a qualidade das participações, reconhecendo o esforço de todos os que enviaram os seus trabalhos, justificando plenamente a aposta da organização do Congresso nestas iniciativas.

A terceira edição do Congresso de Trás-os Montes e Alto Douro, promovida, entre outros, pela Associação de Municípios de Trás-os-Montes e Alto Douro (AMTAD) e pela Federação das Casas de Trás-os-Montes e Alto Douro, pretende discutir de uma forma ampla as questões da identidade e cidadania dos transmontanos e alto-durienses, a promoção da Região e uma estratégia de desenvolvimento, assente na convergência das várias capacidades, quer pessoais quer institucionais.



PARTILHAR:

Em Fradellos e Vega de Villalobos - Zamora

Certificado de Habitabilidade