O Hospital de Chaves venceu o prémio Serviço Público Inovação, atribuído pelo fórum Hospital do Futuro, pela instalação do sistema de centralização de informação que regista digitalmente toda a actividade clínica e elimina a utilização do papel.

Fonte ligada ao hospital disse hoje que o sistema Alert Paper Free Hospital (PFH), que começou a ser instalado em Chaves em 2003, foi distinguido na categoria inovação na segunda edição dos «Prémios Hospital do Futuro».

Estes prémios têm como objectivo destacar as instituições e profissionais que mais contribuíram para o desenvolvimento das organizações de saúde em Portugal.

Na edição 2005/2006 foram apresentadas cerca de 100 candidaturas, tendo sido atribuídos 13 prémios, relativos a igual número de categorias.

O sistema de centralização de informação instalado no hospital de Chaves é uma solução clínica para a informatização integral dos hospitais e permite, em tempo real, o registo, interligação, reutilização e análise de todos os dados relacionados com os pacientes e a actividade dos profissionais de saúde.

Toda a actividade clínica fica registada digitalmente, eliminando a utilização do papel como suporte para registo e circulação de informação clínica.

Este sistema centraliza a informação no utente, e torna-a acessível em tempo real por todos os profissionais que acedem ao sistema através da sua impressão digital, o que garante um «elevado nível de segurança»



PARTILHAR:

UTAD promove curso de Enoturismo

Mulheres dominam