O presidente da Câmara de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, recandidata-se a um segundo mandato pelo PSD para prosseguir com o plano de desenvolvimento para uma década, iniciado em 2021, com apostas no turismo, ensino e habitação.

“A recandidatura acontece com naturalidade, depois de o apoio do Partido Social Democrata de Mondim de Basto já o ter anunciado publicamente e também da minha disponibilidade para esse efeito”, afirmou hoje à agência Lusa.

Com 41 anos, Bruno Ferreira é licenciado em Comunicação e Multimédia, tem uma pós-graduação em Gestão, passou pela Juventude Social Democrata, na oposição foi vereador e deputado na Assembleia Municipal e foi eleito presidente, pelo PSD, em 2021.

E, segundo destacou, o desafio para o próximo mandato é concretizar o projeto de desenvolvimento do concelho, delineado para uma década e que foi apresentado em 2021 com a “ambição de transformar o concelho do ponto de vista do desenvolvimento social e económico para as próximas gerações”.

Bruno Ferreira elencou vários projetos previstos, como a reabilitação da Casa da Igreja para criar um espaço dedicado ao turismo, com vista à promoção integrada de todo o concelho, para instalação de empresas de animação turística e onde podem ser criadas condições para a instalação do Ensino Superior, em áreas ligadas ao turismo.

“Num trabalho em rede, importantíssimo, não só para a promoção do turismo de forma integral, mas também para que a pegada turística não se concentre só no centro da vila, mas que possa percorrer todo o nosso território”, frisou.

Para a concretização deste projeto está a ser preparada uma candidatura a fundos comunitários.

Bruno Ferreira elencou ainda os investimentos em pavimentações e na rede de saneamento básico, o projeto de valorização das margens dos rios Tâmega e Cabril e do miradouro das Fisgas de Ermelo, a construção da piscina escolar coberta, do Centro Interpretativo dos Vinhos Verdes, na freguesia de Atei, de uma creche municipal e a construção da segunda zona industrial do concelho, bem como a conclusão da reabilitação do centro de saúde, que está em curso.

Acrescentou ainda a implementação da estratégia local de habitação, cuja concretização está ainda dependente dos avisos e a oportunidades que serão apresentadas.

Até ao momento, o social-democrata é o primeiro candidato anunciado neste concelho para as eleições autárquicas, que devem realizar-se entre setembro e outubro deste ano.

Em 2021, o PSD conquistou a câmara de Mondim de Basto com 2.331 votos (48,93%) e em segundo lugar ficou o PS com 2.006 votos (42,11%). O executivo municipal é composto por três eleitos pelo PSD e dois pelo PS.



PARTILHAR:

Douro Internacional vai ter observatório para monitorizar fauna e habitats naturais