O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Marco Teixeira, promoveu a mulher, Florbela Silva, que já era sua secretária, nomeando-a chefe de gabinete, o que implica um aumento de vencimento na ordem dos 30%, ou seja, mais 500 euros por mês segundo a tabela legal.

A situação está a indignar a oposição socialista, pelas vozes dos vereadores Cristina Major e Mário Sousa Pinto, acusa o autarca do PSD de \"nepotismo\" e de \"ausência/omissão de governação, uma vez que, ainda por cima, tanto ele como a mulher têm por regra sair de casa às 15 horas\".

A nomeação foi publicada, no passado dia 21 de Fevereiro, em Diário da República. Como secretária de Marco Teixeira, Florbela Silva, auferia 60% do vencimento de um vereador a tempo inteiro, ou seja, cerca de 1500 euros. Agora, como chefe de gabinete, passa a ganhar 90% dessa remuneração, passando a receber cerca de dois mil euros.

Cristina Major e Mário Sousa Pinto recordam que \"ainda há bem pouco tempo se recusou uma proposta para aumento do subsídio aos bombeiros voluntários, de valor pecuniário inferior aos valores que envolvem esta decisão, por alegada incapacidade financeira\".

Marco Teixeira refuta estas acusações, lembrando que \"os bombeiros recebem da Câmara a um excelente apoio de 62500 euros por ano\". Quanto aos horários, o presidente diz que \"a acusação é absurda\" \"Nós temos isenção de horário e se, algum dia, chegámos mais tarde, também trabalhamos aos fins-de-semana, feriados e, muitas vezes, até às três da manhã\", recorda.

Sobre a nomeação da mulher, Marco Teixeira diz que \"a pessoa em causa vai acumular as funções de secretária e de chefe de gabinete e tem acumulado, há vários anos, as funções de coordenação dos serviços de apoio aos idosos, à juventude, ao emprego e à formação profissional\". \"Esta mudança de cargo resulta de uma reorganização de serviços, atribuindo às pessoas os lugares de acordo com as funções que efectivamente prestam\", acrescenta.

Marco Teixeira realça que, \"em termos de custos para a Câmara, é preciso deduzir o vencimento a que ela tem direito como funcionária. Ou seja, se fosse buscar alguém lá fora ficaria mais caro\", considera.

O presidente elogia, ainda, \"o trabalho notável\" da mulher e sugere \"que o digam as muitas pessoas que estando desempregados se recusam a viver à custa dos cÎnjuges e que arranjam emprego graças ao trabalho desenvolvido pela Florbela\". \"Desperdício são os 60 euros que alguns vereadores recebem por uma hora de reunião, em que não fazem qualquer sugestão, nem apresentam ideias ou projectos\", termina.



PARTILHAR:

Feira da alheira começa hoje

«Subsídios a pessoas carenciadas»