O presidente da Junta de Freguesia de Poiares, em Freixo de Espada, reclamou hoje uma unidade móvel de testagem à covid-19 para aquela freguesia onde apareceu um surto da doença, dada a distância dos locais de teste fixos.
"São cerca de 100 quilómetros para se chegar a Macedo de Cavaleiros e seria importante colocar aqui uma unidade de testagem à covid-19. Mas não obtive uma resposta positiva por partes das entidades de saúde locais e da câmara", vincou o autarca de freguesia.
Filipe Portela adiantou haver sete casos positivos na freguesia e garantiu à Lusa que recebeu "uma lista de cerca de 60 pessoas que estiveram em contacto com casos positivos e que ninguém está de quarentena. É preciso testar".
"Sei de uma pessoa que manifestou sintomas relacionados com a covid-19 no sábado e só na quinta-feira fará o teste de despiste à doença. Os testes estão ser feitos às pinguinhas", concretizou.
O autarca de freguesia mostrou-se preocupado devido "a um foco de covid-19 com pelo menos sete pessoas infetadas naquela aldeia", situação que está " a criar alarme social".
"Tenho conhecimento de pelo menos sete casos de covid-19 na minha freguesia. Estes casos não me foram transmitidos por via oficial, mas sim pelas próprias pessoas que testaram positivo e que se encontram em isolamento", concretizou à Lusa Filipe Portela.
Já a presidente da câmara da câmara de Freixo de Espada à Cinta disse à Lusa que tem conhecimento "oficial" de cinco casos "positivos de covid-19" e "de 21 pessoas em confinamento profilático".
"Estes dados foram-me fornecidos pela Unidade de Saúde Pública e pela GNR. Aguardo mais informações das entidades nas próximas horas ", disse Maria do Céu Quintas.
Por seu lado, o Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro, em Freixo de Espada à Cinta, numa nota assinada pela diretora, aconselha os alunos que tiveram contactos com os casos positivos a ficarem em casa em isolamento profilático.
De acordo com os censos de 2011, a freguesia de Poiares tem 411 habitantes.