O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo garantiu ontem ter análises da foz do rio Sabor que garantem a qualidade da água e contrariam a decisão do Ministério da Saúde de interditar a banhos a praia fluvial.

Aires Ferreira garantiu que análises feitas já em Agosto, por uma empresa credenciada, revelam que a água desta praia fluvial do sul do Nordeste Transmontano \"está dentro dos parâmetros de qualidade\".

Com base nestes resultados, adiantou que vai pedir ao Ministério da Saúde que \"esclareça onde foi feita a recolha de água para análise\" que levou a que a praia fosse interdita pelo terceiro ano consecutivo. Aires Ferreira pretende com esta diligência \"limpar a má imagem que há três anos vem sendo dada\" daquele local muito procurado por veraneantes.

Admite, no entanto, que, com o Verão a meio, já não vai a tempo de conseguir levantar a interdição da praia. Aires Ferreira disse não entender a posição do Ministério da Saúde, até porque o Ministério do Ambiente \"considerou que a Foz do Sabor tinha capacidade de uso balnear\".

O autarca está convencido de que a recolha de água para as análises realizadas pelo Ministério da Saúde \"não foi feita na praia, mas junto à fossa céptica da aldeia\" com o mesmo nome, a Foz do Sabor.

Aires Ferreira disse que a fossa a montante da praia, que serve os poucos mais de cem habitantes da aldeia, \"evacua para o rio Sabor\" mas \"não prejudica a qualidade da água por os despejos da fossa se disseminarem no percurso\".



PARTILHAR:

Na aldeia de Brinço

A funcionar só no fim do ano