O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 15 distritos de Portugal continental e a Madeira sob aviso amarelo devido às previsões de queda de neve, chuva ou vento fortes e agitação marítima.

Os avisos de queda neve são válidos até terça-feira para os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Bragança, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Leiria.

Já os avisos de agitação marítima e vento forte são válidos para terça-feira nos distritos de Aveiro, Coimbra, Braga, Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria e Beja.

Na Região Autónoma da Madeira, o aviso de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, é válido até às 12:00 de hoje nas zonas montanhosas e nas costas Norte e Sul.

O aviso de agitação marítima no arquipélago é válido para terça-feira na Costa Norte e na ilha de Porto Santo.

Na terminologia do IPMA, o aviso amarelo é o segundo menos grave numa escala de quatro e significa "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Segundo o Meteo trás-os-Montes Os modelos continuam firmes na possibilidade de nevadas em especial entre segunda e terça-feira Santa.

✅Fazemos zoom nos mapas para poderem verificar que nem no inverno tivemos possibilidade de neve na Serra de Aire e Candeeiros ou Monchique no Algarve como temos neste momento.

✅As acumulações serão novamente significativas, cerca de meio metro na Peneda-Gerês, Montemuro e Alvão, entre 15 a 20 cm na Nogueira, Montesinho, Corôa, Mairos, Bornes, Minhéu, Armada, Telégrafo, Padrela e a Serra da Estrela e Sanábria vão acumular novamente mais de 1 metro de neve nova.

✅Já estamos dentro do prazo de maior fiabilidade dos modelos, ainda assim iremos atualizar nas próximas horas toda a informação com detalhe.




PARTILHAR:

Governo determina revogação de avaliações de barragens que sejam impugnadas

Despiste de mota condiciona trânsito na EN213 em Valpaços