O novo hangar destinado à recolha de aeronaves no Heliporto Municipal, que deu início a um amplo plano de investimentos na cidade superior a 12 milhões de euros, está em fase final de construção.

 

Num investimento que ascende a quase 120 mil euros, o novo hangar destinado à recolha de aeronaves no Heliporto Municipal está em fase final de construção. Sendo considerada por todos os intervenientes como uma infraestrutura fundamental no que ao apoio e suporte direto às operações de proteção civil e socorro na região diz respeito, este investimento reveste-se, assim, de uma especial importância.

No entanto, a construção do hangar é só o início de um abrangente plano de investimentos a ter lugar durante os próximos anos e cujo montante previsto é superior a 12 milhões de euros, contemplando também a intervenção no Pavilhão Municipal que começou já esta semana. A construção desta nova infraestrutura “é a primeira de uma série de intervenções na recuperação de edifícios e regeneração urbana em Macedo de Cavaleiros”, revela o Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

De salientar que o Heliporto Municipal para além de acolher durante todo o ano o helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) serve, também, para albergar o helicóptero de combate a incêndios ao longo do período no verão. De acordo com Duarte Moreno, Macedo “sairá beneficiada com esta obra fundamental para a operacionalidade da infraestrutura, reforçando a sua importância”, acrescentado, ainda, que o “Heliporto Municipal, associado à Base de Apoio Logístico, consumada em 2015 e que aguarda financiamento para a construção do edifício, bem como a futura pista de condução defensiva da Escola Nacional de Bombeiros, fortalecem a centralidade operacional de Macedo de Cavaleiros na Proteção Civil regional”.

A verba que se aproxima dos 120 mil euros é assegurado no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIM-TTM. Este plano que prevê, também, a ampliação e renovação do Pavilhão Municipal e a melhoria da eficiência energética do edifício dos Paços do Concelho, ascende a cerca de 2,7 milhões de euros de investimento.

Ao pacto firmado pela autarquia macedense, soma-se o financiamento assegurado para uma ampla regeneração urbana num montante superior a 10 milhões de euros que, segundo o executivo, irá “notabilizar” a cidade nos próximos anos”. “Começamos com o novo hangar a aplicação de um projeto global na cidade de recuperação de edifícios e regeneração urbana, num conjunto de investimentos sem comparação e que vão modernizar e transformar a cidade, dotando-a de mais e melhor qualidade de vida”, sublinhou o edil macedense, Duarte Moreno.

 



PARTILHAR:

Idosa morreu atropelada numa estrada de Sendim da Serra

Túnel do Marão com trânsito condicionado para trabalhos de reparação