Eram sensivelmente 17 horas quando, ontem, brotou a primeira chama de gás natural da rede de distribuição de Peso da Régua. O «palco» da estreia foi a Escola EB 2,3 local. Centenas de alunos testemunharam o acto simbólico da inauguração da Unidade Autónoma de Gaseificação (UAG).

A instalação e construção do equipamento é da responsabilidade da Sonorgás-Sociedade de Gás do Norte, empresa da Dourogás, que investiu mais de 500 mil euros, na construção da UAG. Esta vai abastecer cerca de 10 mil consumidores de Peso da Régua.

Neste momento, já foi enchida a primeira unidade com vinte toneladas de gás natural. \"A entrada desta infra-estrutura possibilitou, desde logo, o abastecimento imediato de cerca 150 utentes\" disse ao JN, Armando Moreira, administrador da Dourogás.

\"Esperam-se mais consumidores, visto que as equipas já estão a construir várias ligações que poderão ser feitas ao ritmo médio de mais de 50 por semana\", acrescentou.

O custo de construção das redes está orçado em um milhão e duzentos e cinquenta mil euros. Armando Moreira anunciou também que \"Santa Marta de Penaguião em breve vai ter rede de distribuição de gás natural, e que dentro de dois anos deverá ter consumos na ordem dos quinhentos mil metros cúbicos\".



PARTILHAR:

Guerra de capelas

Jardins ambulantes