A Secção Local de França do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) reuniu-se no passado dia 15 de Novembro, no Consulado-Geral de Portugal em Paris com a presença de 11 dos 15 Conselheiros eleitos pelos diversos círculos eleitorais de França.
Nesta primeira reunião após a sua eleição e o Plenario Mundial realizado em Lisboa no passado mês de Junho, a Secção Local aprovou o seu regulamento de funcionamento e elegeu o seu Secretariado, contituido por cinco Coordenadores : David Gomes, Isabel Sousa Cardoso, Batista de Matos, António Fonseca e Paulo Marques. David Gomes assume a Coordenação-Geral.
Os Conselheiros tiveram um longo encontro com o Embaixador de Portugal em França, António Monteiro, e com o CÎnsul-Geral de Portugal em Paris, Nuno Bessa Lopes. Durante o encontro foram debatidos vários temas ligados às Comunidades Portuguesas, como a reestruturação consular, o ensino do português, a contagem do tempo de serviço militar para efeitos de reforma, os cortes orçamentais franceses e portugueses no apoio ao movimento associativo e a situação da residência universitária André de Gouveia, em Paris.
O Embaixador de Portugal propÎs que passasse a ser a Secção Local do CCP a organizar, em colaboração com a Embaixada e a rede consular, as comemorações do 10 de Junho em França, até aqui assegurada pela representação diplomática.
O Secretariado da Secção Local vai lançar imediatamente uma campanha de apelo à inscrição nos cadernos eleitorais em França com vista a uma maior inscrição e participação dos Portugueses nas eleições para o Parlamento Europeu que se realizam em Junho de 2004.
No inicio do próximo ano, o Secretariado da Secção Local vai iniciar uma acção de informação e sensibilização sobre o recenseamento eleitoral nos Consulados de Portugal, tal como foi decidido pelo Conselho Permanente do CCP na última reunião.
O Secretariado da Secção Local vai reunir novamente com o Embaixador de Portugal, ainda antes do fim do ano.
A Secção Local de França é composta pelos seguintes Conselheiros eleitos a 30 de Março: Álvaro Pimenta (Bordéus), António Fonseca (Paris), Batista de Matos (Nogent), Carlos Pereira (Paris), David Gomes (Orléans), Filipe Araújo (Lyon), Isabel Sousa Cardoso (Estrasburgo), Jorge Silva (Versalhes), José Machado (Versalhes), Manuel Cardia Lima (Lyon), Paulo Marques (Nogent), Ana Carla Ferreira (Lyon), João Machado (Versalhes), José António Pereira (Toulouse) e Manuel Felicio (Versalhes). Os quatro últimos não participaram na reunião por motivos justificados.