O primeiro voo da Aeronorte entre a região transmontana e Lisboa não transportou qual quer passageiro. Nem a partir de Bragança, nem a partir de Vila Real. Foi preciso esperar pelo primeiro voo de regresso da capital que chegou a Vila Real, pouco passava das 11 horas da manhã, com apenas dois passageiros, no caso dois viajantes habituais entre as duas cidades.

Fora da pista, Eduardo Lemos Costa e a esposa Joaquina, aguardavam com ansiedade a chegada do filho de 26 anos. Contavam-se todos os minutos \"já está atrasado sete minutos\", dizia a mãe de João Manuel, enfermeiro no Hospital de Santa Marta, em Lisboa, há quatro anos. Eduardo Costa soube que \"já havia aviões pelo Jornal de Notícias - o meu jornal diário desde sempre\", referiu, acrescentando: \"mal li a notícia, liguei ao meu filho, mas ele até pensava que não ia conseguir vaga. Afinal, ontem às 11 da noite, ligou a dizer que vinha, foi uma alegria\".

Joaquina Costa mantinha-se impaciente \"já estão atrasados 15 minutos\". Ao que o marido respondia: \"no Jornal dizia que uma das condições de funcionamento é não haver atrasos acima dos 15 minutos\". Mas no primeiro dia, tudo é tolerável. Num meio onde todos se conhecem, é possível perguntar ao director do Aeródromo se a demora será muita. Henrique Baptista sossega-os: \"está mesmo a chegar. Daqui a nada já o vêem\". Afinal, foram \"22 minutos de atraso\", contabiliza Joaquina, que já deixou adiantados alguns petiscos para o filho: \"vai comer bolo de laranja, açorda de peixe, batatas estaladas e favas guisadas, com salada de alface, tudo da nossa terra\", dizia satisfeita.

A carreia regular regressou ontem depois de ter sido interrompida por dificuldades técnicas e financeiras da Aerocondor, em 17 de Março. A nova operadora, a Aeronorte, já prometeu viagens aso fins-de-semana, caso exista procura queo justifique.

Os bilhetes custam 117 euros ida e volta entre Bragança e Lisboa, e menos dez euros a partir de Vila Real. O estado subsidia o serviço público em 1,2 milhões de euros anuais. A empresa efectua duas viagens por dia em cada sentido. O primeiro avião sai de Bragança às 730. O último regressa de Lisboa às 18:20 horas.



PARTILHAR:

«Contacto permanente»

Linha do Tua reabre em Junho