O navegador Fernão de Magalhães vai ser homenageado domingo, em Sabrosa, numa cerimónia que conta com a participação de dezenas de autarcas e governantes portugueses, espanhóis e das Filipinas, anunciou hoje a autarquia local.

Fonte da Câmara de Sabrosa, que reclama ser a terra Natal de Fernão Magalhães, referiu que o encontro pretende homenagear o «grande navegador que foi responsável por um dos maiores acontecimentos históricos - a primeira viagem de circum-navegação».

A cerimónia vai ser presidida pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, e conta ainda com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros das Filipinas e dos embaixadores filipinos em Espanha e França.

O evento é organizado pela Câmara de Sabrosa em conjunto com a Associação espanhola «Alcaldes del V Centenário».

Fernão Magalhães terá nascido na Primavera de 1480, pressupõe-se que em Trás-os-Montes, e foi um navegador que, ao serviço do rei de Espanha, comandou a expedição marítima que efectuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo.

Foi ainda o primeiro europeu a navegar no Oceano Pacífico e morreu nas Filipinas no decorrer de uma expedição.

No domingo a comitiva vai visitar a Casa da Pereira, que alguns defendem ser o lugar onde nasceu Fernão de Magalhães, depois participa numa missa por sufrágio dos participantes da 1ª Viagem de Circum-Navegação.

A visita dos autarcas e governantes ao Douro começa no sábado com uma visita às instituições duriense, uma passeio de barco que vai atravessar parte do Alto Douro Vinhateiro, património Mundial da UNESCO, e uma prova de vinhos na Quinta do Portal.



PARTILHAR:

Rali clássico Londres/Lisboa

Reduziu chicanes