Foi inaugurado, no dia 30 de setembro, na vila porta de entrada do Douro, o primeiro Museu do Triciclo do país, que reúne centenas de exemplares adquiridos ao longo dos anos pelo proprietário Jorge Rodrigues. Com a abertura deste museu, o empresário de 39 anos e natural de Baião, concretizou assim, um sonho há muito desejado.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado das comunidades portuguesas, José Luís Carneiro, do diretor do Museu do Douro, Fernando Seara e de um aglomerado considerável de visitantes que não quis perder este momento tão importante e especial para Mesão Frio.

Instalado na antiga casa da Quinta de São José, onde Jorge Rodrigues começou a trabalhar aos oito anos de idade, o seu espólio atinge as cerca de 600 peças. Neste momento, a sala principal conta com uma coleção inicial de 60 peças e está organizada por temas, uma amostra dos vários tipos de peças recolhidas pelo colecionador, a história dos triciclos, dos primeiros modelos aos mais recentes, as fábricas e o uso deste veículo como meio de transporte. No geral, a coleção possui peças originárias de toda a Europa, da Ásia e dos Estados Unidos da América, algumas das quais remontam aos inícios do século XIX.

O colecionador investiu milhares de euros na aquisição dos veículos, de entre os quais, o mais caro custou 12 mil euros. Contudo, algumas das peças foram também doadas. O presidente da Câmara de Mesão Frio, Alberto Pereira, contribuiu com um pequeno triciclo de madeira que foi construído pelo seu pai.

Aquando da cerimónia de inauguração o autarca destacou a importância deste museu, sublinhando que será mais um motivo de atração turística para o concelho e que “é um projeto com futuro. Este ano vai ficar na história do município, pois foi um período de vários investimentos particulares, a nível turístico, numa fase em que o país atravessa dificuldades económicas”, afirmou Alberto Pereira.

É ainda objetivo do empresário, proporcionar condições para turismo de habitação e a instalação de um restaurante. O Secretário de Estado das comunidades portuguesas parabenizou o proprietário, Jorge Rodrigues, com quem mantém uma relação de amizade, referindo que este conseguiu vencer as dificuldades e dar o seu contributo com um investimento que coopera no desenvolvimento de Mesão Frio, dos municípios vizinhos e da região: “O museu vai ter o interesse de valorizar a memória de todas as famílias que tiveram a experiência na infância, de ter um triciclo. Não tenho dúvidas de que vai ser um ponto de interesse muito grande, sobretudo, tendo um restaurante com uma boa gastronomia, bons produtos da região, bom acolhimento e alojamento”, proferiu José Luís Carneiro.

O Museu do triciclo está aberto de terça-feira a domingo, das 10 horas às 18 horas, com interrupção para almoço, das 13 horas às 14 horas. Os bilhetes custam entre 3 e 5 euros, com descontos para grupos.

A par deste investimento privado, a Câmara Municipal de Mesão Frio está a projetar mais um ponto de interesse turístico para o concelho, com a criação do Museu do Barco Rabelo, obra que arrancará muito brevemente.



PARTILHAR:

Festa rija na fundação da RIONOR

PSP de Bragança no combate ao crime