Utentes da extensão de saúde da Campeã, Vila Real, queixaram-se hoje da falta de médicos para atender a população, um problema comum ao concelho e que é reconhecido pela Sub-Região de Saúde da área.
A extensão da Campeã, que pertence ao Centro de Saúde número 01 de Vila Real, tem médico apenas duas manhãs por semana e os serviços de enfermagem estão disponíveis às segundas, quartas e sextas- feiras, também só no período da manhã.
Alguns populares da Campeã estão preocupados com a falta de médicos e com as dificuldades em conseguirem consultas, uma situação que já é um problema crónico na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, ao qual não escapa o Centro de Saúde número 01 de Vila Real, que possui treze médicos, faltando quatro para preencher o quadro.
O coordenador da Sub-Região de Saúde de Vila Real, Mário Alves, referiu que se inscreveram no Centro de Saúde número 01 de Vila Real mais cinco mil pessoas do que o previsto, possuindo actualmente um total de 29.000 doentes, dos quais 2.219 inscritos na extensão da Campeã.
"O que faz com que o número de especialistas em medicina geral e familiar seja insuficiente", disse.
Para a directora do Centro de Saúde número 01 de Vila Real, Benedita Seixas, colocar mais médicos na extensão da Campeã "não se justifica", porque há "outras prioridades", nomeadamente os 6.500 pacientes que estão sem médico na sede.
"Temos muitos utentes e temos que organizar a nossa capacidade de acordo com as prioridades do momento", salientou.
Na Campeã, os utentes queixam-se de ter de esperar cerca de dois meses por uma consulta, reivindicam a colocação de mais médicos naquela extensão e o alargamento do período de atendimento para a tarde.
"Se alguém ficar doente durante a tarde tem de ir à urgência a Vila Real, e só de táxi. Paga-se 1.800 escudos para andarmos vinte quilómetros", constatou um dos utentes, enquanto outro lamentou a dificuldade em conciliar os dias de enfermagem com a necessidade de fazer os tratamentos.
"Tínhamos aqui uma enfermeira a tempo inteiro e sempre que precisávamos, ela ajudava. Porém teve de se ir embora, e agora, até para fazermos um curativo temos de marcar dia", sublinhou a paciente.
Em relação aos serviços de enfermagem, a directora do centro defende que as três manhãs por semana "são suficientes" para atender os pacientes.
Para colmatar a falta de médicos está a decorrer um concurso no qual, segundo Mário Alves, estão incluídas três vagas para o Centro de Saúde número 01 e três para Centro de Saúde número 02 de Vila Real.



PARTILHAR:

XIV Festival da Canção

Acesso gratuito