A Fraugua - Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, em Miranda do Douro, quer pÎr em marcha um projecto para reabilitar o núcleo da aldeia. Aos 250 mil euros previstos para se gastar em obras, juntam-se mais 50 mil oferecidos por privados.

A Fraugua convidou, ainda, a Junta de Picote para integrar o projecto, assim como todos os privados que queiram associar-se à iniciativa, designadamente, na recuperação de fachadas e casas de arquitectura tipicamente mirandesa.

A recuperação de fontes e a requalificação de uma linha de água que passa no meio da aldeia fazem parte do projecto. \"A seca deste ano foi uma lição, é importante aproveitar esse recurso que a aldeia tem\", justifica Jorge Lourenço, presidente da Fraugua. Além disso, está prevista a construção de represas de armazenamento de água.

A substituição da iluminação pública da aldeia é outra das propostas, bem como a recuperação das ruas. A reconstrução da uma casa para instalação de um ecomuseu é outro das ideias apresentadas, assim como a recuperação da sede da Fraugua e uma intervenção num crasto. Além disso, a classificação do actual núcleo histórico da aldeia, que assenta num antigo povoado romano e a criação de um museu são outros pontos do projecto.

\"De momento, o estudo está parado porque ainda não foram desbloqueadas verbas da medida Agris, o que não nos permite disponibilidade financeira para ir custeando as obras. Mas a situação deverá ser resolvida a breve prazo\", salientou Jorge Lourenço.



PARTILHAR:

Monteiros grata honra bombeiros

Multiactividades