Inserido no programa Novas Oportunidades, promovido pelo Governo, foram distribuídos, ontem, em Miranda do Douro, 50 computadores com ligação à Internet e 25 certificados a alunos que completaram a sua formação no âmbito do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências para adultos com mais de 18 anos. Só em Miranda do Douro, um dos concelhos mais periféricos do país, estão inscritas cerca de 420 pessoas.

Um desses exemplos é José Pêra, presidente de Junta de Atenor, 62 anos, para quem a validação traz novo alento ao seu dia-a-dia. \"Gosto de estar sempre a aprender, estes conhecimentos sobre novas tecnologias vêm-me trazer novas competências, já que até agora não sabia com utilizar um computador, e vai ser-me útil enquanto autarca,\" disse.

Sérgio Mendes acredita, por seu lado, que com a certificação equivalente ao 9º ano de escolaridade será mais fácil subir na carreira profissional. \"Sou funcionário público e quero ir um pouco mais longe, vou continuar a minha formação,\" garantiu o jovem de 28 anos. António Carção, director do Centro Novas Oportunidades de Miranda do Douro, lamenta o facto de a rede de banda larga da única operadora móvel aderente ao programa não cobrir a parte sul do concelho, o que levou a que a mais alunos não tivessem direito a computador e Net.

A cerimónia oficial foi presidida, em Miranda do Douro, por Rui Pereira, ministro da Administração Interna. O evento decorreu em simultâneo em 18 distritos do Minho ao Algarve, em cerimónias presididas por vários ministros e secretários de Estado do Executivo socialista de José Sócrates.



PARTILHAR:

Aires Ferreira sorri

Pedro Salvador venceu