A Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena André, visitou o Município de Alijó, no dia 08 de Setembro, tendo iniciado o seu périplo na vila do Pinhão para inaugurar a Creche, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Alijó, a primeira valência descentralizada desta Santa Casa, que passa a dispor de 83 novos lugares.

Também o novo Lar de Idosos da Associação Cultural e Social de Sanfins, em Sanfins do Douro recebeu a visita da Sr.ª Ministra, espaço que possui agora 15 lugares para a Terceira Idade.

A Vila do Pinhão possuiu agora um espaço que, com a criação de um Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche, servirá quatro das freguesias (Pinhão, Casal de Loivos, Vale de Mendiz e Vilarinho de Cotas, que até ao momento estavam mais desprotegidas a nível de apoio social. Este investimento que ronda os 622 mil euros, conta com 33 novos lugares para crianças, 30 lugares para o Serviço de Apoio Domiciliário à terceira idade e 20 lugares em Centro de Dia, dando origem a 14 novos postos de trabalho.

Este novo edifício contou para a sua construção com o apoio da Junta de Freguesia de Pinhão, na cedência do terreno, da Câmara Municipal de Alijó, com a construção de infra-estruturas e arruamentos, bem como cedência de verbas e, finalmente, com a Santa Casa da Misericórdia de Alijó, como principal promotora deste investimento.

De seguida, a Sr.ª Ministra Maria Helena André, deslocou-se a Sanfins do Douro para visitar o novo Lar de Idosos da Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, um investimento que rondou os 590 mil euros e que agora possui 15 postos de trabalho.
Esta estrutura contou com o apoio da Junta de Freguesia de Sanfins do Douro na cedência do terreno para a respectiva construção e da Câmara Municipal , que além do apoio financeiro, ajudou a resolver problemas da candidatura aos Fundos Comunitários.

As intervenções do Presidente da Câmara, Artur Cascarejo e da Sr.ª Ministra Maria Helena André, focaram-se na necessidade destes equipamentos para promover o bem-estar dos mais novos e dos mais idosos, franjas da população que, pela sua especificidade, necessitam de serem apoiadas e acarinhadas. Por esse motivo, tanto o Município de Alijó, como o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, continuarão a apostar no investimento financeiro para garantir o melhor para as populações.

Não menos importante é o investimento que é feito na criação de emprego, muito dele qualificado, que permitirá a fixação de mais famílias no interior do país.



PARTILHAR:

Movimento estudantil

4 novos equipamentos sociais