O programa Valorizar, de apoio ao interior, é “uma peça de afirmação muito significativa” para fazer crescer o turismo ao longo do território e nas diversas estações do ano, disse hoje o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

Durante a assinatura de sete contratos ao abrigo do programa Valorizar, num investimento total de 1,5 milhões de euros e com incentivo total de 923 mil euros, em Valpaços, no distrito de Vila Real, o governante realçou que o programa significa um “esforço grande para a afirmação do turismo do interior”.

“Não podemos só promover o país para atrair mais turistas, temos também de ter motivos de interesse e capacidade de alojamento”, destacou.

O plano estratégico de apoio tem como ideia “fazer crescer o turismo ao longo do território e em diversas estações do ano, de forma a diversificar mercados”, de forma a conseguir “espalhar o turismo por todo o território”.

"Fazer crescer a receita total do turismo em Portugal só se consegue se o turismo deixar de ser o que era há 20 anos, só em algumas regiões do país e durante alguns meses", alertou.

A localidade valpacense acolheu a assinatura de seis contratos para Áreas de Serviço de Autocaravanismo (ASA), investimento que permite aos turistas “conhecer o país de uma outra forma, amiga do ambiente e de forma disciplinada”.

Valpaços, Boticas, Macedo de Cavaleiros, Murça, Santa Marta de Penaguião e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero Douro, dos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Torre de Moncorvo, foram as localidades abrangidas pelo programa que assinaram hoje os contratos.

A visita do ministro ao concelho de Valpaços serviu ainda para a assinatura de um contrato com a Associação Empresarial de Vila Real (NERVIR), para um projeto de Enoturismo e decorreu nas instalações da Quinta de Valle de Passos, empresa já com contrato assinado ao abrigo do programa Valorizar, na mesma área.

Além de permitir “melhorar as explorações de vinicultura”, Pedro Siza Vieira explicou que os apoios permitem “a construção de outras valências”.

“Os apreciadores deste tipo de turismo apreciam outras experiências e estes contratos são uma peça de afirmação muito significativa para a oferta no interior que temos procurado desenvolver”, sublinhou.

O programa valorizar, segundo o ministro Adjunto e da Economia, tem sido um “grande sucesso”, com 133 milhões de euros de investimento apoiado, de cerca de 620 projetos e que tem permitido lançar “novos produtos” como os ‘portuguese trails’ ou de enoturismo que “atraem cada vez mais pessoas”.



PARTILHAR:

Mirandela com o primeiro centro de apoio ao consumidor do distrito

Sabrosa com apoio para o miradouro de São Cristóvão do Douro