Os técnicos da Câmara Municipal e da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte deslocaram-se, no dia 10 de Fevereiro, à freguesia de Atei, onde realizaram uma sessão prática relacionada com a temática da plantação da vinha com enxertos prontos.

Esta iniciativa surge no seguimento da candidatura apresentada pelos agricultores locais ao Programa Vitis, que se destina a apoiar os trabalhos de reconversão e reestruturação das vinhas, a sua relocalização por replantação noutro local, a melhoria das infra-estruturas fundiárias, drenagem superficial e construção de muros de suporte, entre outras acções.

Atenta às dificuldades inerentes à formulação das referidas candidaturas e de todo o investimento que a implantação de uma vinha acarreta, a Câmara Municipal disponibilizou, desde sempre, apoio técnico, de forma a prevenir riscos imprevistos.

Os proprietários e agricultores, envolvidos no projecto Vitis, conseguiram ver esclarecidas todas as considerações relativas à escolha do terreno, às castas, aos porta-enxertos, aos compassos de plantação, aos tutores e à implantação da cultura propriamente dita.

Uma iniciativa que a autarquia pretende repetir não só noutras freguesias, como também ao nível de outras temáticas, de forma a ajudar os agricultores do Concelho, encarando o sector agro-pecuário como estratégico no desenvolvimento.



PARTILHAR:

Actualmente existem sete barcos

De 19 a 28 de Fevereiro