O território ribeirinho do Douro pertencente aos distritos do Porto, Aveiro, Viseu, Vila Real, Guarda e Bragança vai estar disponível a três dimensões na Internet através do projecto 3D Douro que é hoje apresentado na Régua.

O secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenso Simões, vai estar presente na cerimónia de apresentação do projecto 3D Douro, que decorrerá a bordo de uma embarcação turística no rio Douro, ao longo do trajecto entre o cais da Régua-Pinhão e o cais da Folgosa.

O 3D Douro oferece aos cibernautas uma viagem virtual pelo património natural e cultural do território, a respectiva oferta turística, além da vertente de protecção civil.

Através deste programa o cibernauta poderá planear, segundo o anunciado, gerir os recursos, monitorizar, treinar e simular cenários que impõem medidas de segurança, tais como eventos especiais, situações de emergência ou focos de criminalidade geolocalizados.

Será ainda possível efectuar treino de campo e construção de cenários de contingência baseados na estrutura morfológica e ambiental do território.

Este projecto prevê que possam vir a ser detectadas ocorrências, por exemplo, na linha do Douro ou no leito do rio, de forma a que a intervenção seja o mais rápida e eficaz possível.

Têm acesso ao modelo 3D (simbolicamente lançado com a abertura da Presidência Portuguesa da União Europeia os cibernautas que disponham do browser Internet Explorer.

Os seis distritos envolvidos no projecto estão ligados pelo rio Douro e têm como objectivo promover aquela região, articulando organismos públicos e privados.



PARTILHAR:

Festival Rock Nordeste

Turistas de passagem