Perto de cinco mil crianças das escolas EB 2, 3 dos municípios da região duriense vão participar num projecto de protecção ambiental e preservação da paisagem do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial, classificado pela Unesco.

O projecto, designado por «AmbiDouro» e que pretende tornar as gerações futuras em «guardiões do ambiente», será apresentado, hoje, no Bar Cais, junto ao rio, no Peso da Régua, pela Associação do Douro Histórico, que tem sede em Sabrosa. Termina no dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, \\"com uma marcha a ligar as duas margens do rio Douro, entre a Régua e Lamego.

Nesta marcha, que atingirá mais de três quilómetros, participarão as cerca de cinco mil crianças das escolas envolvidas , conforme avançou ao JN o presidente da Associação do Douro Histórico e da Câmara de Murça, João Luís Teixeira.

Trata-se de uma iniciativa que é \\"simultaneamente a primeira grande iniciativa integrada nas comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro, que se celebram este ano e terão ponto alto depois do Verão\\", acrescentou David Carvalho, coordenador geral do projecto e elemento da direcção da associação.

O Ambidouro, que até já tem uma mascote (que será alvo de uma \\"performance final\\" em que as crianças formarão o respectivo desenho visível do ar, com camisolas de várias cores), é co-financiado pelos programas comunitários Leader Mais e Interreg III C, e tem como parceiros principais, para além dos municípios e das escolas, a Filandorra - Teatro do Nordeste, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Departamento de Ambiente) e o Parque Natural do Alvão.



PARTILHAR:

Participação da sociedade civil

Espanhóis na mira