A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou hoje a criação, em Chaves, de uma Turisteca, um projecto «inovador» em Portugal de recolha e catalogação de documentos turísticos para consulta.

Segundo fonte da UTAD o projecto, que é coordenado pelo antropólogo e professor Xerardo Pereiro, tem o apoio dos Serviços Audiovisuais e Bibliotecários do pólo de Chaves da instituição.

A UTAD pretende, segundo a fonte, afirmar a sua importância, ao nível da docência e da investigação, na área do turismo.

No projecto participam alunos do quarto ano da licenciatura em Recreação, Lazer e Turismo. Em breve também irão colaborar os alunos do mestrado em turismo.

A Turisteca vai reunir documentários, filmes e anúncios publicitários subordinados a diversas temáticas, nomeadamente turismo, viagens, promoção turística e investigação sobre patrimónios.

Os documentários digitalizados, que serão catalogados pela biblioteca do pólo, estarão disponíveis para consulta de docentes, alunos, investigadores e comunidade em geral.

Numa primeira fase, a Turisteca terá como principal objecto o audiovisual.



PARTILHAR:

Crime ambiental

Máquinas para os mais velhos